Monte Sinai

Monte Sinai

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Encarnação de Jesus Cristo


Textos, Mateus 1:18-25 e Lucas 2:1-7
Maria desposada com José v. 18: Maria, a mãe do Senhor, estava apenas desposada, ainda não casada; estava somente prometida em casamento a José, antes que tivessem coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo v. 18, ela mesma sabia a origem da sua gravidez, mas como podia prova-la? Apesar de correr o perigo de sofrer, cônscia da sua inocência, não se perturbou em espírito, mas se entregou aquele que julga com justiça; mas José sendo justo e não querendo infamar v. 19, conforme a Lei, José tinha o direito de repudiar a Maria, mas não queria infama-la apesar de ter esse direito.

Um anjo do Senhor, dizendo José, filho de Davi v. 20.
O Anjo lembrou o pobre carpinteiro do fato de que era filho de Davi, para animá-lo a aceitar a Maria e a criança gerada sobrenaturalmente em cumprimento as profecias acerca do Messias e Rei.
O que nela foi gerado é do poder do Espírito Santo v.20.
Ele salvará o seu povo dos pecados deles v.21.
Cristo nasceu de uma virgem, não com pompa e nem com luxo, mas na maior simplicidade para ensinar-nos a verdadeira grandeza.
A virgem da família de Davi, da Tribo de Judá da nação de Israel, do Ramo de Sem e da raça humana, estava para dar a luz o filho prometido, porém ela estava em Nazaré da Galileia cap. 1.26, + ou - três dias de viagem de Belém da Judéia; chegara à plenitude dos tempos, e Deus pôs “Todo o mundo” em movimento para cumprir a última das suas promessas.
Levou o Imperador Romano, sem ele saber do plano divino nem querer dar-lhe qualquer apoio, abaixar um decreto de recenseamento; a virgem, para obedecer ao decreto do Imperador viajou, sob condições, para ela, muito difíceis, até Belém, aonde chegou a tempo para dar a luz o Messias.
Todo o mundo v.1 – Cristo nasceu no Tempo em que o Império Romano estava na sua maior glória.
Deu a luz a seu filho e deitou-o v.7, parece que Maria, na sua pobreza, não teve quem a assistisse. Ela mesma, por falta de parteira, tinha de envolver seu filho em panos e deitá-lo na manjedoura.
Porque não havia lugar para eles v.7, o nascimento de Jesus era o maior evento dos séculos, mas quando nasceu não havia lugar para Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário