Monte Sinai

Monte Sinai

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A ESPOSA DO OBREIRO

Provérbios 31:10

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. 
Provérbios 31:10

Constantemente se lê em revistas, jornais e livros, biografias de missionários, pastores e evangelistas, tratando de suas tristezas e alegrias, de seu pranto e do seu canto, de suas lutas e vitórias enquanto semeiam a boa e santa semente do Evangelho. Porém, quase nada se tem escrito quanto a função dignificante de suas respectivas esposas.

Esta ilustre mulher sem nome


Apesar do anonimato quanto ao ministério levado a efeito pela esposa do obreiro cristão, podemos crer que esse obreiro dificilmente seria o que é, e faria o que faz, sem que te tivesse o respaldo, o apoio e a ajuda da sua dedicada esposa. Como o escravo que perdia o seu nome passando a ser chamado pelo nome do Senhor que o adquiria, assim acontece com a esposa do obreiro, neste caso a do Pastor, que dificilmente é chamada pelo seu nome, passando a ser chamada apenas "Esposa do Pastor".
A respeito dos dessabores, a esposa do obreiro é a sua melhor auxiliar, sua mais eficiente diaconisa, pronta a servi - lo durante ás 24 horas do dia, ora cantando, ora chorando, mas sempre satisfeita, ela é a esposa do obreiro, a mãe dos filhos do obreiro, a cozinheira e a lavadeira do obreiro; apesar de tudo quanto ela faz; só raramente é lembrada por aqueles que louvam e honram seu marido. 
 
Um Exemplo a ser seguido


O maior sermão que a mulher do obreiro pode e deve pregar, é o sermão do exemplo. Ela se constituiu para as demais mulheres da sua Igreja aquilo que seu marido significa para os homens, um espelho através do qual todos os membros da Igreja se miram. Portanto, torna - se imperiosamente necessário que a esposa do obreiro cristão se mostre irrepreensível e exemplo em tudo .

Exemplo como Mãe 


Como Mãe é ela que mais tempo passa com os filhos; é tendência natural que ela venha a exercer mais influência sobre eles do que o pai. Assim sendo, a responsabilidade da esposa do obreiro é quase sobre-humana, por ter ela o dever de exercer influência sobre seus filhos, primeiro, fazendo - os entender as suas responsabilidades como indivíduos que são; segundo, fazendo - os compreender o quanto importa contribuir com um bom testemunho para que o ministério do pai não sofra prejuízos.
Para alcançar sucesso nesta área da vida, a esposa do obreiro necessita gozar de estreita comunhão com a Bíblia, viver uma vida de oração e de temor na presença de Deus. É que isso faz parte dos benefícios, que da parte de Deus, á de repartir com os seus filhos no dia - á - dia. 

Exemplo de Modéstia




A esposa do obreiro cristão deve evidenciar modéstia principalmente no que se relaciona a sua aparência, conforme o ensino bíblico de 1 Timóteo 2: 9, 10. Importa que ela observe os seguintes princípios:  
 
  1.   Mostrar - se mulher zelosa, isto é que preza pela limpeza e pela higiene. Uma das coisas que entristece um marido é ser casado com uma uma mulher que não zela por si mesma, nem prima pela higiene .
  2.  Vestir - se descente e adequadamente. Vestir - se descente não significa vestir um vestido novo a cada festa; mas vestir - se de forma digna de uma cristã, "Pois foi assim também que a si mesma ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas ao seu próprio marido" (1 Pedro 3: 15) 
  3. Ter cuidado para não abusar no uso de jóias e enfeites. O apóstolo Pedro escreve: "Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus" (1 Pedro 3: 3,4). 
 Há grande diferença entre trajar - se para conservar a beleza e o pudor, e vestir - se para atrair atenção para si, a esposa do obreiro deve saber manter esta diferença quanto á sua própria maneira de se trajar. 
 
Conclusão 

Por mais perfeito que seja o relacionamento entre o obreiro e sua esposa ela deve lembrar sempre que não é uma pastora, não lhe cabendo tomar decisões por seu marido, pelo que deve evitar exortar e doutrinar a Igreja. Deve, porém, na ausência do marido, principalmente enquanto ele viaja, observar as ocorrências, e, na sua chegada, com a necessária prudência, comunicar - lhe os acontecimentos, sem qualquer interesse pelos "Segredinhos" que sempre trazem dificuldades para si, para o esposo e para a Igreja.
Outro mau contra o qual a esposa do obreiro deve se precaver é o mau da maledicência e da autocomiseração, que tem prejudicado a confiança e a dedicação de muitas esposas de obreiros que poderiam ter sido melhores exemplos perante Deus e a sua Igreja, na verdade, muitos obreiros poderiam hoje estar em melhores condições, se suas esposas deixassem de se comportar como uma cruz e se constituíssem um ponto de apoio e de segurança do marido.
A Bíblia adverte a mulher para não ser maledicente, isto é, que fala mau dos outros, das Igrejas, dos Obreiros e de quem quer que seja. Há muitos obreiros que foram prejudicados por causo disso, se bem que muitos obreiros por não terem estatura espiritual e boa formação social são também faladores. Há mulheres tão faladeiras, tão fofoqueiras que seus maridos preferem não abordar qualquer assunto específico em casa


 **********


Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. 
Provérbios 14:1



 
    
 

Um comentário:

  1. Levítico 21:7 - Nova Versão Internacional
    " O sacerdote Não poderão tomar por mulher uma prostituta, uma moça que tenha perdido a virgindade, ou uma mulher divorciada do seu marido, porque o sacerdote é santo ao seu Deus.

    É a parte mais difícil, pois com 20 ja tem um monte de desonrada e amasiada

    ResponderExcluir