Monte Sinai

Monte Sinai

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

MESTRE É A CATEGORIA FINAL DOS MINISTROS (Efésios 4 : 11)



No Original a Palavra Mestre é didaskálos, e é usada para designar um ensinador, doutor, ou alguém apto para ensinar segundo os princípios da Didática. Designa também grandes Mestres que pela a autoridade e influência da sua palavra cheia de Poder, atraem as multidões para ouvi - los como é o caso de João Batista Lucas 3 : 12, ou Paulo em Efésios, na Escola de Tirano, Atos 19 :8.
Segundo o Ensino de Grandes Mestres da Bíblia, a Pessoa que é chamada por Deus para Pastorear o seu Rebanho, recebe ao mesmo tempo a chamada de ser mestre ou ensinador. De  acordo com esses mesmos Eruditos, isto certamente pelo fato de que, em Efésio 4: 11 é claramente indicada a falta de Artigo na Frase "Os Pastores e Mestres".
Qualidades Indispensáveis a um Mestre


Esdras, o mais famoso escriba do Antigo Testamento depois de , Moisés, considerado pelos judeus como maior ensinador e interprete da Velha Aliança, e vidência três grandes qualidades indispensáveis aqueles aquém Deus chama e comociona como Mestre do seu Povo. O que Esdras foi e fez de certo modo, está no versículo 10, do Livro de Esdras, Capitulo 7:

" Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do Senhor, e para cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos "
 As três grandes verdades acerca de Esdras, são as seguinte:

  1.  Buscou a Lei do Senhor. Através deste gesto de Esdras, aprendemos que o genuíno ensino da Palavra de Deus é produto de muito e continuado esforço. O fato de Esdras ter disposto ou inclinado o coração para buscar a Lei do Senhor parece sugerir que Esdras teve que fazer um esforço maior do que habitualmente fazia, para extrair da Lei do Senhor o máximo que ela continha, para então ensinar ao povo. Evidentemente, a respeito da Profundidade da Palavra de Deus, podemos dizer: "O Poço é fundo e a corda e curta" ;  outra verdade contundente porém, é termos de admitir que muitos chamados ensinadores estão usufruindo apenas dos ensinos que afloram na superfície das Escrituras, como seu ensino a respeito de Deus fosse apenas aqueles rudimentos que alguém se acostumou a ensinar. Parece que a facilidade de Encontrar Livros com Estudos Bíblicos já Esboçados, tem contribuído para gerar um certo tipo de preguiça em muitos ensinadores, que os indispõe á por si mesmo, pesquisarem aquilo que a Bíblia ensina de modo abundante e profundo. Não estou condenando o uso de Coletânea de Esboço, não; o que desaprovo é o mau uso delas, restringindo e impedindo a capacidade de pesquisas Bíblicas do Ensinador.
  2. Cumpriu a Lei do Senhor. O Segredo do Sucesso do Ensinador Cristão, não depende simplesmente do fato de ele pregar a Palavra de Deus. Ele precisa primeiro permitir que a Palavra faça parte de sua própria Vida. João 1 : 14 diz que o Verbo ( A Palavra de Deus) se fez Carne em Cristo; isto é, Jesus Cristo foi a própria Palavra de Deus encarnada. Assim deve acontecer com o Ensinador Divinamente Constituído: A Palavra de Deus deve ser não só o seu tema, a sua fala mas primeiro de tudo a sua própria vida. Antes que a Palavra de Deus transforme a vida dos nossos ouvintes, devemos permitir que ela, primeiro, mude a nossa Vida; só assim podemos evitar que digam de nós.
  3. Ensinou a Lei do Senhor. Havendo buscado a Lei do Senhor, Esdras se dispôs não só a cumpri - la, mas também a ensina - la. Buscar a Lei, cumpri - la e ensina -la esta é uma sequência natural que um Mestre Cristão dos dias Modernos deve ter em Mente para executar. A enfase do Ensino Cristão deve estar, não sobre a diligência com que se deve ensinar mas sobre o conteúdo desse Ensino. É importante é que se Ensine a Palavra de Deus, há ensinadores que estão ensinando qualquer coisa, menos a Palavra de Deus. Suas Ovelhas sofrerão de inanição ou se mudarão para outros Campos em busca de novos ensinos. De que a nossa Congregação precisa? Ela precisa de Libertação? Fé? Pureza? Santidade? Cura Divina? Doutrina? Orientação?. Preguemos a Palavra de Deus, pois, só ela é capaz de trazer Libertação: Salmo 119 : 170, Fé: Romanos 10: 17 , Pureza: João 15 03 , Santificação João 17: 17, Saúde : 107 : 20, Instrução: Gálatas 06: 06, e Orientação : Isaías 30 : 21

                                                                           

 João 3 : 10 : Jesus respondeu, e disse -lhe: Tu és Mestre de Israel e não sabes disto?




Um comentário:

  1. A Paz do Senhor, Verdadeiramente essas Mensagens servem para edificar as nossas Almas. Amém

    ResponderExcluir