Monte Sinai

Monte Sinai

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O OBREIRO COMO ESPOSO (Efésios 5: 25 )

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 
Efésios 5:25




1. Afetivamente:
 A Responsabilidade do obreiro cristão quanto os desempenho do seu ministério, é prioritária, porém, não é única. Como um homem casado ele tem deveres quanto ao cuidado e o amor que deve dedicar a mulher que Deus lhe deu por companheira e adjutora. O obreiro deve ser primeiro de tudo um bom esposo, do contrário, dificilmente será sucesso no seu ministério. Por isso o Obreiro deve assistir a sua esposa nas seguintes áreas da vida:Afetivamente: A esposa do obreiro, como qualquer criatura no mundo, carece e merece compreensão, amor e carinho. Ela é muito mais do que a mulher do obreiro, ela é a sua companheira e, como tal deve ser tratada. O obreiro deve ter cuidado para não se absorver demasiadamente com os problemas das famílias que compõe a Igreja, vindo a esquecer - se que a sua esposa é alguém que está sujeita a problemas, carecendo por isso de alguém que a ouça, e ninguém serve melhor para este mister do que o seu próprio marido. Mostrar afeto á esposa não é tão somente dar - lhe filhos ao longo da vida. Não. A rasão primeira da união entre um homem e uma mulher não é a necessidade de procriação, mas a necessidade de complementação afetiva entre ambos; os filhos virão em decorrência desse amor, portanto, o obreiro deve reservar tempo para a sua esposa, tempo que pode ser usado para lazer, recreio, compras, atividades diversas, conjuntas e viagens. Agindo assim o obreiro estará contribuindo para o fortalecimento dos laços do amor entre si e sua esposa. 
2. Moralmente:
O Obreiro cristão tem o dever de manter um relacionamento sexual correto e saudável com a sua esposa o que acontece ás vezes, é que o obreiro tende á espiritualizar tanto a sua vida e a se ocupar com os seus afazeres ministeriais, deixando de reservar o tempo necessário para o fortalecimento desse relacionamento altamente necessário á ambos. Outros á que ás vezes por um falso moralismo dorme separado de sua esposa. (Estas, também, muitas vezes são partidárias do falso pudor contribuindo para o mau relacionamento conjugal). Paulo, porém, aconselha diferente quando diz: "Não vos priveis um do outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicares a oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência" (1 Coríntios 7: 5)
Este ensino de Paulo deve ser útil á aqueles obreiros que viajam com tanta frequência, deixando suas respectivas esposas expostas a mil e um perigos. Por isso muitas delas sozinhas por muito tempo, foram vencidas pela solidão e, em vez de se inclinarem para oração foram vencidas pela tentação.
A luz do ensino das Santas Escrituras, verifica - se:
a) O obreiro não deve permitir a interrupção de um relacionamento sexual normal com a sua esposa;
 b) Só em caso de mútuo acordo, como por exemplo, para se dedicarem a um período de oração, por não muito tempo, é que isso deverá ser permitido;
c) A não - observância desse ensino pode se constituir motivo de tentação e queda;
d) As orações do casal poder ser interrompidas quando o mesmo não goza de um relacionamento marital normal;
3. Socialmente:
O obreiro cristão deve ter sempre em mente que sua esposa não deve ser tratada como uma escrava ou criada; portanto, deve evitar chamar - lhe a atenção entre outras pessoas, deve sempre trata - la com o necessário respeito. Se o marido não trata - la com respeito, como quererá que os outros a tratem?
 Como marido, o obreiro cristão tem ainda os seguintes deveres: Proteger sua esposa de possíveis problemas sociais, vesti - la da melhor maneira que puder, dando - lhe roupa e calçado do melhor que puder, de sorte que ela não se sinta complexada diante dos membros da Congregação.
O obreiro deve ter cuidado para nunca dizer determinadas coisas da sua esposa, frases tais como:
- " Estou cansado de você.'' 
- " Arrependo -me de ter casado com você."
- " Você é uma cruz para mim.
 4. Com o exemplo:
O obreiro deve evitar ser adjetivado como Conquistador e Namorador, devendo dar exemplo de pureza e bom trato. Deve ter cuidado para nunca se envolver com pequenas aventuras amorosas, sempre principiadas com flertes. Como um marido exemplar , deve evitar se envolver som aquilo que não gostaria de ver a sua esposa envolvida. Só agindo assim o obreiro terá inteira confiança da sua esposa, podendo transitar desimpedidamente entre os membros da Igreja

**************                             ******************                             *****************
Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 
Efésios 5:28


  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário