Monte Sinai

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terça-feira, 16 de abril de 2013

A RELAÇÃO ENTRE O EVANGELHO E A LEI (Gl 3.10-18)

 O Evangelho é boas-novas de redenção e da remoção da maldição que a Lei sentenciava (3.10-14). Lembremos-nos que Paulo está respondendo o argumento dos judaizantes, segundo o qual os gentios convertidos a Cristo tinham que se tornam judeus e guardar a Lei (pelo menos em parte), como condição à salvação.

Cristo nos redimiu da maldição da Lei

 Cristo nos redimiu da maldição da Lei, para que a benção de Abraão, que estava "a caminho" de nós, e que foi contida pela sentença da Lei, alcançasse os gentios. Isto quer dizer que a benção estivera disponível para eles, por intermédio de Cristo 93.14). "para que a benção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido."

Como poderemos então ser salvos?

 Há três palavras gregas que na Bíblia são traduzidas pelo vocábulo resgatar. A primeira significa "comprar no mercado de escravos" (1Co 6.20). Éramos escravos do pecado, mas Cristo veio ao mercado de escravos do mundo e pagou o preço de resgate pela nossa libertação. A segunda palavra encontra-se em Gálatas 3.13 e significa "comprar do mercado", isto é, retirando de lá. Cristo nos comprou da mão do  traficante de escravos (Satanás), para nunca mais pôr-nos à venda em mercado algum de escravos. A terceira palavra significa "libertar por meio do pagamento de um resgate" . Todos nós sabemos do elevado preço do nosso resgate efetuado por nosso Senhor Jesus Cristo (1Pe 1.18,19).

Desta maneira, a barreira que excluía os benefícios da graça divina foi removida por Cristo. Agora, tanto judeus como gentios são colocados no mesmo nível diante de Deus, quanto á salvação, para que ambos recebam a promessa do Espírito , pela fé. Quantas pessoas, segundo Gálatas 3.11, foram justificadas pela Lei? Nenhuma. Sugerimos que você leia e decore Gálatas 3.11 e Habacuque 2.4.

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