Monte Sinai

Monte Sinai

terça-feira, 16 de abril de 2013

O SIGNIFICADO DO BATISMO (Rm 6.1-14)

 Em Romanos 5.20, Paulo descreve o princípio da graça de Deus operando na vida do crente."...onde abundou o pecado, superabundou a graça". Compreendendo que alguns poderiam interpretar este princípio de forma incorreta, no capítulo 6.1,2, ele mostra de que modo a graça divina se manifesta e age. Mostra que o verdadeiro crente não pode viver mais no pecado, pois, está morto para o mundo. Mostra ainda que a morte e a ressurreição de Cristo libertam o crente do pecado e dão nova vida.

O batismo em água

 Paulo fala da experiência e significado do batismo em água (Rm 6.3), como uma razão poderosa para não vivermos mais no pecado. Segundo o apóstolo, fomos batizados para a união com Cristo-na sua Sua morte (Rm 6.3). A nossa posição como estando "em" Cristo, significa que estamos mortos para o pecado.

O batismo em água é um mandamento do Senhor para os que aceitam a Cristo (Mt 28.19,20). A obediência a este mandamento como parte da confissão da nossa fé em Cristo é-nos de grande valor espiritual. Devemos ensinar com profundidade a todos os crentes, o significado bíblico do batismo. Se de fato entendermos o seu significado, o batismo fortalecerá a nossa fé e gerará convicção para vivermos pra Cristo.

Testemunho de uma nova vida

O batismo em água é um testemunho público que indica havermos morrido para o pecado e começado a viver uma nova vida em Cristo. Expressa também a nossa plena identificação e experiência com Cristo, começando com a nossa morte com Ele (Rm 6.3).

 As palavras "sepultados com ele na morte pelo batismo", mostram com o batismo em definitivo atesta a nossa posição e atitude relativas ao pecado (Rm 6.4). O batismo é uma espécie de "Certidão de Óbito"
do crente ante o mundo. É uma prova de que aceitamos a morte de Cristo pelo como sendo a nossa própria morte. Assim sendo, como poderemos viver no pecado, nós que para ele morremos? (Rm 6.2).

O batismo por imersão

Há diferente formas de batismo nas diversas igrejas cristãs Uma derrama água sobre a cabeça do batizando, outra esparge água sobre a cabeça dele, e outras imergem totalmente as águas.
A imersão é fundamentalmente bíblica, retratando claramente a união do crente com Cristo na Sua morte e ressurreição. O batismo em água é um símbolo exterior da nossa morte, sepultamento e ressurreição com Cristo. A descida nas águas simboliza a nossa morte com Cristo ; a imersão, o sepultamento; e , saída das águas, as ressurreição com Cristo, pra uma nova vida (Cl 2.12; Rm 6.4).


Nenhum comentário:

Postar um comentário