Monte Sinai

Monte Sinai

sábado, 31 de março de 2012

É POSSÍVEL PERDER A SALVAÇÃO?

No século V d.c., Agostinho ensinou que ''...o crente nunca poderia perder a salvação. Uma vez salvo, permaneceria salvo por toda a vida, independente das suas ações ou atitudes." Esta declaração deu início a um debate teológico que permanece até os nossos dias.
Neste Texto, apresentaremos o conceito bíblico, demonstrando que o crente pode perder a sua salvação. Ao estudar as evidências bíblicas que apoiam este fato, o leitor  compreenderá porque só após quatro séculos após a morte de Cristo surgiu esse ponto de vista sobre o assunto em pauta.
O Assunto nas Escrituras
Um dos maiores argumentos bíblicos segundo o qual se pode perder a salvação é a frequente menção do condicional ''se''. As referências bíblicas a seguir revelam o fato de que a salvação, na experiência humana, depende da situação do crente, manifesta em expressões bíblicas, como ''permanecer em Cristo'', ''continuar na fé'', ''andar na luz'', ''não retroceder'', etc. Segue-se uma lista de algumas destas frases. 
a) ''Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora...'' (Jo 25.6)                                        
b) ''...se é que permaneceis na fé...'' (Cl 1.23).
 c) ''...se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei...'' (1 Co 15.2).                                                                     
d)''... se negligenciarmos tão grande salvação?...'' (Hb 2.3)
e) ''... se, de fato guardarmos firme, até o fim, a confiança...'' (Hb 3.14).   
f) ''... Se retroceder...'' (Hb 10.38).  
g) ''Se, porém, andarmos na luz...'' (1 Jo 1.7).
Advertências Diretas 
A Bíblia contém muitas advertências acerca do perigo de cair da graça. Paulo advertiu os santos que achavam que, fazendo o que quisessem estariam salvos: ''Aqueles, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.''
O escritor da Epístola aos Hebreus advertiu que é possível deixar o coração encher-se de descrença, ao ponto de perder a salvação. ''Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo.'' (Hb 3.12). 
A Epístola de Judas leva-nos a meditar nos santos do Antigo Testamento, dos dias de Moisés, quando diz: '' Quero, pois, lembrar-vos, embora já estejais cientes de tudo uma vez por todas, que o Senhor, tendo libertado um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram.'' (Jd v. 5.)
Há uma exortação severa de João, que não deixa dúvida alguma quanto a possibilidade de alguém perder a sua salvação: ''... O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.'' (Ap 2.11.) ''... Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.''
Exemplos da Perda da Salvação
 A Bíblia não apenas ensina que é possível perder a salvação, mas também registra casos de várias pessoas que viraram as costas para Deus, perdendo por completo a comunhão com Ele.
No Antigo Testamento, lemos acerca de Saul que ''...Deus lhe mudou o coração...'' e que ''...o Espírito de Deus se apossou de Saul...'' (1 Sm 10.9,10). Mais tarde, porém, tornou-se possuído de um espírito maligno, e terminou sua vida suicidando-se.
Está dito de Salomão que, na sua juventude, ''...amava ao SENHOR, andando nos preceitos de Davi, seu pai...'' (1Rs 3.3). Mais tarde, porém ele rejeitou a Deus e começou a adorar os falsos deuses (1Rs 11.1-8)
No Novo Testamento, o exemplo mais destacado de um desviado e apóstata, é o de Judas Iscariotes. Judas, no princípio era um verdadeiro crente em Deus, pois jamais Cristo confiaria a um pecador o ministério de evangelizar, curar enfermos, expulsar demônios (Mt 10.7,8). Porém, já por ocasião da última ceia, Judas havia abandonado a fé. O próprio Judas confirmou isto, quando traiu a Cristo e suicidou-se.
Himeneu e Alexandre, dois dos cooperadores de Paulo, após manter a fé e boa consciência, naufragaram na fé, e Paulo os entregou a Satanás (1 Tm 1.19,20).
Demas, outro associado de Paulo, é declarado um ajudante fiel; estava presente quando Paulo escrevia suas epístolas aos Colossenses e a Filemon (Cl 4.14; Fm V. 24). Paulo mesmo o chamou de ''cooperador'' seu . É difícil imaginar que ele não fosse um crente verdadeiro, no entanto, mais tarde ele abandonou a fé, a salvação, por causa do seu amor ao presente século (2 Tm 4.10).  
 Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. 
2 Timóteo 4:10



2 comentários:

  1. Todos os versículos citados, no meu entendimento não podem suplantar o que Jesus diz em João 10:27,28 As minhas ovelhas ouvem a minha voz;eu as conheço,e elas me seguem.Eu lhes dou a vida eterna;jamais perecerão,e ninguém as arrebatará da minha mão.Qual a maior palavra esta ou a de Paulo? Devemos entender que o Senhor Jesus Salva pessoas de natureza pecadora,e nessa condição devemos prosseguir com o Senhor crescendo na graça e no conhecimento,amém.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir