Monte Sinai

Monte Sinai

terça-feira, 6 de março de 2012

TRÊS GRANDES CONSELHOS


 " Quem despreza o conselho se arruinará; quem respeita o mandamento será salvo. O conselho do sábio é fonte de vida para evitar os laços da morte. Bom senso alcança favor, mas o caminho dos traidores conduz para a ruína." (Pv 13.13-15)
Sabemos que a vida é uma coletânea de coisas boas e más. Ter coragem para enfrentar as más, logicamente abrirá as portas para as boas coisas entrem livremente. Todas as vezes que pessoas curvaram suas cabeças e se conformaram com o que estava sendo imposto sobre elas, houve sofrimento. E os sofrimentos quase sempre estão condicionados ás nossas atitudes de passividade. Precisamos saber que, quando à fé, é necessário ler a Palavra e reconhecer nela os princípios de vida.
A narrativa a seguir revela o impressionante poder que conselho tem na vida do ser humano.
* "Um jovem casal, recém casados, era muito pobre e um dia o marido fez a seguinte proposta à esposa: Querida, vou sair de casa e trabalharei até que eu tenha condições de voltar e lhe dar uma vida mais digna e confortável. Apenas peço que você me espere e seja fiel a mim, pois eu serei fiel a você.
* O jovem esposo saiu e encontrou um fazendeiro que lhe ofereceu trabalho. Antes, porém, o jovem pediu para fazer um pacto com o patrão, o que foi aceito. O pacto foi o seguinte: Deixe-me trabalhar pelo tempo que eu seguirei o meu caminho.
* Passaram-se vinte anos, sem férias e sem descanso, ele chegou para o seu patrão e lhe disse: Pode me pagar, pois estou voltando para a minha casa. O patrão lhe respondeu: Tudo bem, afinal, fizemos um pacto e eu vou cumpri-lo, só que antes eu quero lhe fazer uma proposta: lhe dou o seu dinheiro e você vai embora ou lhe dou três conselhos. Então o patrão: Dê-me os conselhos. Então o patrão lhe falou:
1º - Nunca tome atalhos em sua vida. Caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida.
2º  - Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade para o mal pode ser mortal.
3º - Nunca tome decisões em momentos de ódio e de dor, pois você pode se arrepender e ser tarde demais.
* Após dar os conselhos, o patrão disse-lhe: Pegue esses três pães, sendo dois para comer durante a viagem e o terceiro para comer quando chegar a sua casa.
Depois do primeiro dia de viagem, encontrou um andarilho que lhe perguntou: Pra onde você vai? Ele respondeu: Vou para um lugar que fica a mais de vinte dias de caminhada. Então o andarilho disse-lhe: Conheço um atalho e você chegará ao seu destino em poucos dias.
Contente começou a seguir pelo atalho, quando lembrou do 1º conselho, então voltou e seguiu o seu caminho normal. Dias depois soube que o atalho levava a uma emboscada.
Posteriormente, achou uma pensão onde hospedar-se. De madrugada, acordou com um grito estarrecedor. Levantou-se, e quando ia abrir a porta lembrou-se do 2º conselho. Voltou e continuou a dormir. Pela manhã, o dono da hospedagem lhe perguntou se ele não havia ouvido o grito e ele lhe disse que sim. O hospedeiro respondeu: Você é o primeiro hóspede a sair daqui vivo, pois meu filho tem crises de loucura, e quando o hóspede sai, mata-o e enterra-o no quintal.
Dias depois, já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça de sua casinha. Estava anoitecendo, mas ele pôde ver sua esposa acariciando os cabelos de um homem. Ao que seu coração se encheu de ódio e decidiu-se matá-los sem piedade, quando se lembrou do 3º conselho. Foi então que decidiu dormir aquela noite ali mesmo.
Ao amanhecer, ele disse: Não vou matar minha esposa e nem o seu amante. Voltarei para o meu patrão e pedirei que me aceite de volta, mas antes eu quero dizer à minha esposa que eu fui fiel a ela. Dirigiu-se à porta da casa e bateu. Quando a esposa o vê, reconhece-o e o abraça afetuosamente. Ele tenta afastá-la, mas não consegue. Então com lágrimas ele lhe diz: Fui fiel a você, mas me traístes. Espantada, lhe pergunta: Como? Eu nunca lhe traí. Ele então lhe pergunta: E o homem que estava acariciando ontem? Diz ela: Ele é o nosso filho, quando você foi embora, descobri que estava grávida.
Então o marido abraçou o filho e contou-lhes toda a sua história. Sentados para comer juntos o último pão, após a oração em agradecimento, ele parte o pão e ao abri-lo, encontra rodo o pagamento pelos 20 anos de trabalho".
Diante desta história, concluímos que muitas vezes achamos que o atalho ''queima etapas'' e nos faz chegar mais rápido, o que nem sempre é verdade. Também, muitas vezes somos curiosos, queremos saber de coisas que nem ao menos nos dizem respeito e que nada de bom nos acrescentará. Outras vezes, agimos por impulso na hora da raiva, e fatalmente nos arrependemos depois.
Assim como o personagem desta história, que ouviu a voz do sábio, nós também precisamos ler e pôr em prática os conselhos que a Bíblia nos dá, se de fato desejamos uma vida bem sucedida.
Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam. 
Provérbios 15:22







Nenhum comentário:

Postar um comentário