Monte Sinai

Monte Sinai

quinta-feira, 15 de março de 2012

O PERÍODO ROMANO (a partir de 63 a.C.).

Roma foi fundada no séc. VIII e no séc. V a.C. ela foi organizada numa forma republicana de governo. Após algumas conquistas bélicas realizadas na extremidade oriental da bacia do Mediterrâneo, sob o comando Pompeu, e na Gália, sob o comando de Júlio César, o império romano se expandiu.
Após a morte de João Hircano, que marcou o fim da linhagem de sumos sacerdotes hasmoneus e macabeus, o governo passou a ser exercido por Antípater (Pai de Herodes, o Grande), o idumeu (descendente de Esaú), que foi nomeado procurador da Judéia por Júlio César em 47 a. C. Antípater nomeou Herodes, seu filho, governador da Galiléia quando ele tinha apenas 15 anos de idade (segundo Josefo). Herodes recebeu o título de "rei dos judeus" no ano 40 a. C. e se casou  com Mariamne, neta de João Hircano. Odiado pelos judeus, fez o possível para agradá - los com vários privilégios e iniciou a reconstrução do templo em 19 a. C. que veio a ser o centro de adoração judaica nos dias de Jesus. A beleza do templo era tal que um provérbio da época dizia: "Quem jamais viu o templo de Herodes, nunca viu o que é belo".
Herodes era muito cruel e intentou exterminar a dinastia dos hasmoneus por temer a usurpação de seu trono. Mandou matar os três irmãos da mulher, e mais tarde a própria esposa; matou a sogra e os dois filhos que tivera com Mariamne.
Os judeus eram tratados com generosa consideração durante todo o tempo em que estiveram submissos ao domínio romano. O Judaísmo tornou - se uma das religiões legalmente reconhecidas do império o que significava que ele era amparado pela autoridade romana. Os judeus tinham seu próprio corpo judicial e legislativo. O Sinédrio tinha jurisdição em todas as questões criminais e civis. Herodes governava a Judéia  no tempo em que Jesus nasceu; foi ele quem ordenou a matança das crianças ao redor de Belém, após o nascimento de Jesus. Com a morte de Herodes, o Grande, de acordo com sua vontade expressa pouco antes de morrer, seu três filhos entraram na posse de seus domínios. Arquelau foi constituído rei da Judéia (incluindo Samaria e a Iduméia), Antipas tornou-se tetrarca da Galiléia e Peréia, e Felipe, tetrarca de Tracônites e regiões adjacentes. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário